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A eficácia de cada curso requer que você esteja desejoso de aprender e também estar envolvido com estudos sistemáticos.
Carga horária estimada: 50 horas.
Professor(a) responsável: Pr. Tione Echkardt E-mail: guiaparasuafamilia@gmail.com
IMPORTANTE: Este curso é de classificação livre, sendo oferecido de acordo com a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), Decreto nº 5.154/04 e Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e institui que os cursos livres passaram a integrar a educação profissional, que é a modalidade de educação não formal, de duração variável, destinada a proporcionar ao estudante conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.
INVESTIMENTO
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O QUE ESPERAR DO CURSO INTRODUÇÃO BÍBLICA AO NOVO TESTAMENTO?
Ao iniciar o estudo do Novo Testamento é necessário saber e conhecer todo o ambiente da época que está sendo narrada os acontecimentos referentes a vida de Jesus. É necessário contextualizá-lo e conhecer o tipo de linguagem que era utilizado pelos povos.
Toda cultura tem uma forma específica de linguagem, principalmente no período em que o helenismo estava com todo o seu vigor. Por isso é preciso conhecer as figuras de linguagens que eram utilizadas, bem como, as crenças.
Outro fator de muita importância é entender as críticas relativas ao Novo Testamento. É preciso entendê-las para que se possa chegar ao mais próximo possível dos originais dos textos escritos pelos autores. Apesar de não ser uma tarefa tão fácil, é de muito valor.
Introdução
2. O Novo Testamento
2.1. O Período Romano (a partir de 63 a.C.)
2.1.2. Os Imperadores Romanos
2.1.2.1. Otávio ou Augusto (27 a.C.-14 d.C.)
2.1.2.2. Tibério (14-37 d.C.) 2.1.2.3. Caio Calígula (37-41 d.C.) 2.1.2.4. Cláudio (41-54 d.C.)
2.1.2.5. Nero (54-68 d.C.)
2.1.2.6. Galba, Otão e Vitélio (68-69 d.C.)
2.1.2.7. Vespasiano (69-79 d.C.)
2.1.2.8. Tito (79-81 d.C.)
2.1.2.9. Domiciano (81-96 d.C.)
2.1.2.10. Nerva e Trajano (96-117 d.C.)
2.2. Reis ou Governadores
2.2.1.Herodes, o Grande (37-4 a.C.)
2.2.2.Arquelau (4 a.C.-6 d.C.)
2.2.3.Filipe (4 a.C.-34 d.C.)
2.2.4.Herodes Antipas (4 a.C.-39 d.C.)
2.2.5.Herodes Agripa I (37-44 d.C.)
2.2.6.Herodes Agripa II (50-100 d.C.)
2.3. Os Procuradores (4 a.C.-70 d.C.)
2.4. O Judaísmo
2.5. O mundo romano no Novo Testamento
2.5.1. O Sistema Urbano 22
2.5.2. A religiosidade
2.5.2.2. O culto ao Imperador
2.5.3.7. Cepticismo
2.6. A Origem e a Formação do Novo Testamento
2.6.1. A Transmissão do Novo Testamento
3. O Cânon do Novo Testamento
3.1. Irineu
3.2. Clemente de Alexandria
3.3. Tertuliano
3.4. Orígenes de Alexandria e Cesaréia 29
3.5. Dionísio de Alexandria
3.6. Eusébio de Cesaréia
3.7. Atanásio de Alexandria
3.8. Marcião
3.9. O Critério de canonização do Novo Testamento
3.9.1. Apostolicidade
3.9.2. Circulação e uso
3.9.3. Caráter concreto e ortodoxia 30
3.9.4. Autoridade diferenciadora 30
3.9.5. Leitura em público 30
3.10. Arranjo do cânon do Novo Testamento
3.10.1. Arranjo Geral
3.10.2. Arranjo particular dos evangelhos
3.10.3. Paulo
3.10.4. Epístolas Católicas 31
3.11. Livros Apócrifos do Novo Testamento
3.11.1. Evangelhos
3.11.2. Epístolas
3.11.3. Atos
3.11.3.1. Hino da Pérola
3.11.4. Apocalipses
3.11.5. Manuais de Instrução
4. Figuras de linguagem
4.1. Símile
4.2. Metáfora
4.3. Provérbios
4.4. Parábolas
4.5. Alegoria
4.6. Prosa e poesia
5. Tipos
6. Profecia
7. Milagres
8. Crítica textual
8.1. Erros involuntários
8.2. Erros intencionais
8.3. Evidência externa
8.4. Evidência interna
9. Sinópticos
10. Crítica da fonte
10.1. Tradição oral
10.2. Teoria dos 2 documentos 47
10.3. Teoria dos documentos múltiplos ou dos 4 documentos
11. Crítica da forma
11.1. História simples
11.2. História elaborada
11.3. Lenda sagrada
11.4. História mítica
12. Crítica da redação
13. A história fala sobre Jesus Cristo 49
14. O livro de Atos
14.1. As viagens missionárias
15. Cartas e epístolas
15.1. Epístolas paulinas
15.2. Epístolas gerais ou católicas 51
15.3. Hebreus
15.4. Apocalipse
Conclusão
Obras Consultadas